Sensor Consagrado na Medição de Densidade de Polpa de Minério substitui Fontes Radioativas nas princ

Há mais de 10 anos fornecendo Densímetros Não Radioativos para a Mineração estamos presente nas principais mineradoras do Brasil e do mundo.



Densímetro Não Radioativo é Yellow Solutions/Rhosonics


O processo de beneficiamento mineral é altamente dependente da medição de densidade das polpas tanto para o controle eficiente do processo como para o balanço de massa. A instrumentação nesta área evoluiu muito e atualmente encontram-se no mercado muitas alternativas. Há muito tempo se tenta encontrar uma alternativa para substituição dos Densimetros Radiométricos e várias tecnologias já foram testadas sem sucesso, é corriqueiro visitar plantas e encontrar dispositivos de controle de densidade por diferencial de pressão com células capacitivas inoperantes. Uma alternativa de custo de aquisição menor, mas com um OPEX agressivo devido a sua ineficiência frente as condições de processo rígidas impostas pelas polpas. Dentre os equipamentos utilizados na mineração Densímetro para Polpa talvez seja o que causa maior polemica justamente devido a estas tentativas frustradas de substituição dos instrumentos Radiométricos.


Pensando nisso elaboramos um guia bastante simplificado, que não pretende ser definitivo, com base em informações colhidas nos usuários e nas avaliações das tecnologias existentes que visa auxiliar na tomada de decisão, e que sirva como orientativo para uma avaliação mais completa das soluções existentes.


Muito pressionados pelo CAPEX, decisores muitas vezes deixam de lado o OPEX e, portanto, consomem preciosos recursos que se perdem na aquisição de equipamentos que requerem instalações complexas, limitados por vezes a uma única condição de instalação e que tiram totalmente a flexibilidade de contornar dificuldades dos circuitos de tubulação já existentes. Ou seja, a planta passa a se adequar ao instrumento e não o contrário.


Neste contexto situamos a tecnologia de medição de densidade de polpa e percentual de sólidos da Yellow Solutions, fabricada pela holandesa Rhosonics com alguns milhares de equipamentos instalados no mundo. No Brasil esta tecnologia já foi aprovada pela maior mineradora de minério de ferro entre outras deste segmento, bem como no Cobre, Ouro e Fosfato. As empresas que aderiram a tecnologia de Ultrassom da Rhosonics estão paulatinamente substituindo todas as fontes radioativas e padronizando esta tecnologia em novos projetos. Não existe uma tecnologia que atenda 100% dos processos na mineração, o mesmo acontece com outros tipos de instrumentos, mas atualmente atendemos aquilo que contempla mais de 95% destes processos, Ciclonagem, Flotação, Descarga de Bombas, Alimentação e Underflow de Espessadores, entre outros com vários cases Brasileiros de sucesso.


Dê-se a oportunidade de conhecer o SDM